Viver com um rim: O que muda após a nefrectomia?

A nefrectomia é a remoção de um ou dos dois rins para tratamento de um câncer renal ou para tratar outras condições.

Após a nefrectomia, algumas mudanças podem ocorrer no corpo, tais como, o facto de o rim removido não poder mais filtrar os resíduos do sangue, o que significa que a função dos rins é agora realizada por apenas um; além disso, devido à diminuição da capacidade de filtração, o nível de água em excesso e sódio no sangue pode aumentar.

Confira neste post, algumas das mudanças que a nefrectomia pode causar.

A nefrectomia é uma cirurgia para remover um rim. É normalmente indicada quando um rim está gravemente danificado devido a uma doença renal ou lesão grave. Pode ser total ou parcial, dependendo do estado do rim. A nefrectomia traz algumas mudanças para a pessoa que sofre a cirurgia.

Primeiro, eles podem sentir alguma dor e desconforto durante a recuperação. Esses sintomas são temporários e, com o tempo, gradualmente melhoram. Além disso, a pessoa também pode sentir alguma falta de energia durante a recuperação, pois o corpo está tentando se adaptar à ausência do rim.

Depois da cirurgia, o corpo começa a se adaptar a usar apenas um rim. Com o tempo, o rim restante se expande para compensar a função dos dois rins. Isso significa que o rim restante terá que trabalhar mais do que costumava. Isso pode causar um aumento na produção de urina, tontura e fraqueza.

O médico também pode recomendar alguns medicamentos para ajudar o rim restante a funcionar adequadamente. Na maioria dos casos, uma nefrectomia pode levar a uma melhoria significativa no quadro de saúde da pessoa, principalmente quando devido a uma doença renal ou lesão grave. No entanto, é importante que os pacientes sigam as orientações médicas para garantir que o processo de recuperação seja o mais suave possível.