Nosso Blog

Transfusão de sangue não aumenta a entrega de Oxigênio !!!!

Com  o avanço da tecnologia no monitoramento da medida de déficit de oxigênio aos tecidos (entrega crítica  de oxigênio) em tempo real, permitiu à ciência marchar para frente e colocar abaixo o conceito que a administração de sangue exógeno melhora a fisiologia ou a homeostase do indivíduo.

O conceito erróneo de que a oferta crítica de Oxigénio(DO2) e nível de hemoglobina estão diretamente interligados, aumentando/diminuindo a hemoglobina aumenta-se/diminui-se a oferta de Oxigênio faz parte do cotidiano da imensa maioria dos médicos.

O nível de hemoglobina circulante não necessariamente aumenta a oferta de O2 aos tecidos. A transfusão de sangue halogênico não só não melhora como potencialmente piora a oxigenação tecidual (400% de redução na oferta de O2 aos tecidos)

Mesmo em face de inúmeros dados de pesquisa médica de alta qualidade tratando dos prejuízos que a transfusão promove a eles, os médicos, insistem  em procurar um “gatilho” para um valor que necessite transfundir.

A entrega de O2 é altamente regulada e estável sobre uma gama muito ampla de hemoglobina somado a isto; quanto mais fornecemos hemoglobina halogênica não ocorrerá o correspondente aumento da ofertas de O2 aos tecidos. O nível de hematócrito nos capilares é governado pela dinâmica física dos fluidos e as células do endotélio possuem receptores sensíveis à concentração de oxigênio. O Hematócrito capilar é sempre estável entre 12%-15% e não pode ser aumentado. Adicionando mais hemoglobina não haverá aumento do hematócrito a menos que a oferta de O2 esteja em nível critico.

A hemoglobina é um tampão do excesso de O2 ao nível dos tecidos porque este mesmo Oxigênio é biotóxico e seu excesso nos tecidos leva um dano ao DNA, mutações e eventualmente morte celular (apoptose). Entendendo-se então, como a microcirculação e a hemoglobina trabalham em conjunto criando um equilíbrio muito estável.

Em 62 estudos clínicos  controlados e randomizados não mostraram vantagem alguma aos pacientes transfundidos, porque então a medicina continua compelida a transfundir, transfundir……

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

2 respostas

    1. Ficamos muito felizes em saber que você gostou do que viu! Obrigado pelo seu comentário positivo, significa muito para nós. Esperamos que você possa continuar acompanhando nosso trabalho e que possamos ajudá-la sempre que necessário. Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, não hesite em nos perguntar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também: