A esofagectomia é uma cirurgia realizada para retirar parte do esôfago, que é o tubo muscular que conecta a garganta ao estômago. Existem diferentes tipos de esofagectomia, dependendo da localização e do tipo de doença a ser tratada.
- Esofagectomia total: Remoção de todo o esôfago. Sendo a cirurgia mais comum para o tratamento de certos tipos de câncer, como o câncer de esôfago.
- Esofagectomia parcial: É a remoção da parte superior ou inferior do esôfago, geralmente usada para tratar doenças benignas, como a doença de refluxo gastroesofágico.
- Esofagectomia transverso-média: Remove da parte média do esôfago, é geralmente realizada para tratar certos tipos de câncer, como o câncer esofágico.
- Esofagectomia laparoscópica: Cirurgia realizada através de pequenas incisões no abdômen, geralmente usada para tratar certas doenças benignas, como a doença de refluxo gastroesofágico.
- Esofagectomia robótica: Cirurgia realizada através de pequenas incisões guiadas por robôs. Esta cirurgia é geralmente usada para tratar certos tipos de câncer, como o câncer esofágico.
Existem diferentes tipos de esofagectomia para tratar várias doenças, dependendo da localização e do tipo de doença que está sendo tratada, diferentes tipos de cirurgia podem ser utilizados.
Sendo assim, o médico responsável pela cirurgia ajudará a determinar qual o melhor tipo de esofagectomia a ser realizada.