Os procedimentos de ressecção endoscópica para próstata (TURP) oferecem muitas vantagens em comparação com outros procedimentos cirúrgicos para o tratamento de hiperplasia benigna da próstata (BPH).
BPH é a causa mais comum de sintomas urinários em homens com idade acima de 50 anos e a ressecção endoscópica oferece resultados positivos generalizados, com taxas de cura tão altas quanto 95%.
Uma das principais vantagens da ressecção endoscópica da próstata é que a cirurgia requer um tempo mais curto para se realizar, iniciando e finalizando dentro de cerca de 30 minutos. Além disso, deixa pequenas incisões cirúrgicas, o que reduz o tempo de recuperação.
A ressecção endoscópica da próstata também oferece melhor função sexual em comparação a outros tratamentos, como uma cirurgia aberta. Isso significa que, diferentemente da reposição hormonal, esta cirurgia pode ajudar a preservar a função sexual dos homens ao mesmo tempo em que reduz os sintomas, ao invés de apenas aliviá-los.
Outros benefícios da ressecção endoscópica da próstata incluem menos dor e desconforto pós-operatório, menos sangramento durante a cirurgia e incisões mais curtas que permitem que os pacientes retornem às suas atividades normais mais rapidamente.