Os tumores pancreáticos, assim como outras doenças pancreáticas, geralmente podem ser tratadas com medicamentos, radioterapia ou cirurgia. A cirurgia pancreática, quando indicada, é a melhor opção de tratamento.
Normalmente, essa é a melhor opção para o tratamento de condições que afetam o pâncreas, como:
- Pancreatectomias;
- Linfonodos;
- Tratamento de câncer de pâncreas;
- Pancreatite;
- Formação de pedras na vesícula biliar;
- Obstrução dos ductos pancreáticos.
Casos de hemorragia pancreática também podem indicar a necessidade de uma cirurgia e até mesmo sintomas persistentes de dor abdominal graves, que podem estar ligados a condições pancreáticas, podem resultar em uma cirurgia em alguns casos. A cirurgia pancreática também pode ser necessária para remover tumores pancreáticos cancerosos. Isso geralmente é feito para impedir o crescimento do tumor, para conter a disseminação para outras partes do corpo e para aliviar a dor que o tumor pode causar.
Dessa forma, em várias condições médicas que afetam o pâncreas, a cirurgia pode apresentar como alternativa mais adequada para o tratamento. Cabe ressaltar que quando indicada, ela é extremamente importante para evitar o crescimento e propagação do tumor bem como aliviar os sintomas das doenças do pâncreas.