A Medicina sem Sangue já é uma realidade no cenário mundial!
Muitas pessoas, por convicção religiosa, não se submetem à transfusão de sangue, principalmente às Testemunhas de Jeová. Há também outras pessoas que não aceitam, pessoas que têm o cuidado com a sua saúde, conhecimento do potencial das complicações do uso do sangue e seus componentes ou outras questões pessoais.
Existem fortes evidências científicas que mostram sobretudo, pacientes que evitam a transfusão ou mesmo uma pequena quantidade de sangue e têm menos complicações, com uma recuperação muito mais rápida e com tempo de hospitalização muito mais curto. Esses benefícios do manejo do sangue do próprio paciente, inclui um baixo nível de complicações no pós-operatório, inclusive taquicardia, derrame cerebral e infecções.
Os pacientes também têm um risco de complicações imunológicas muitíssimo diminuído, inclusive as reações alérgicas, pois eles são menos expostos a vírus ou infecções e não têm risco de receber algum tipo de sangue diferente, se mostrando como uma alternativa muito segura, principalmente em tempos de pandemia (dengue, chikungunya, zika e agora o próprio covid).