Devemos compreender que a transfusão de sangue e seus componentes não necessariamente salvam vidas. Ela é considerada um transplante de órgãos, isso porque o sangue é um órgão como nosso coração, pulmão, etc.
Hemoterapia é a utilização do sangue como tratamento médico e como tal em suas complicações, como outra qualquer terapia, mesmo as cirurgias, que também tem seus riscos e benefícios.
Os riscos da transfusão podem ser imediatas e tardias, infecciosas e imunológicas, graves (levando a óbito) ou leves (febres, tremores ou calafrios).
A medicina tem evoluído muito neste sentido, isso graças a pacientes que por motivos religiosos (Testemunhos de Jeová) ou aqueles que por motivos pessoais não aceitam as transfusões.
Desde 1987 nos USA, Dr Shandler se tornou referência em medicina e cirurgia sem sangue, suas pesquisas mostraram que além de possível a cirurgia era segura e ideal para excelentes resultados a seus pacientes.
O Governo Americano chegou a destinar 50 milhões naquele ano para que os cirurgiões aprendessem a realizar a cirurgia sem o uso de sangue.
Nosso Instituto está desde 2008 realizando cirurgias sem sangue utilizando as Terapias alternativas ao uso de sangue. Alcançando o número expressivo de 2045 cirurgias sem o uso de sangue, sendo a maioria para tratamento do câncer.
CIRURGIA SEM SANGUE É POSSÍVEL, SEGURA E IDEAL!