Nosso Blog

Guia da Força Tarefa Pan-Europeia para o Avanço do Cuidado do Sangramento no Trauma

Introdução: O Trauma severo continua até o presente momento desafiando ao sistema de saúde em todo o mundo, e o sangramento pós-traumático permanece como a causa líder de mortes potencialmente preveníveis entre os pacientes que sofrem tal injúria. Agora esta 5ª edição deste documento procura prover um guia do gerenciamento de grandes sangramentos e coagulopatias que se seguem ao trauma e encoraja a adaptação aos princípios, desde manual aos recursos de cada instituição e suas circunstâncias.

Métodos: Esta força tarefa foi criada em 2004 e contou com a participação de seis relevantes sociedades de clínicas médicas e cirúrgicas. Este grupo aplicou um consenso estruturado em medicina baseada em evidências que serviram de base para cada recomendação e suporte racional. Opiniões de experts e prática clínica corrente foram também consideradas particularmente em área nas quais estudos clínicos randomizados não foram encontrados. Recomendações existentes foram reexaminadas e revisadas baseadas em edições anteriores a esta. Novas recomendações foram formuladas, que refletem preocupações clinicas correntes nas quais novas pesquisa e dados foram gerados.

Resultados e Conclusões: A abordagem multidisciplinar e aderência ao manual de condutas baseadas em evidência são a chave para a melhora nos resultados finais do tratamento médico de pacientes traumáticos. Incorporado às práticas locais este manual/guia de condutas tem o potencial de melhorar em toda a Europa o padrão da medicina do trauma.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

2 respostas

    1. A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células do sangue e da medula óssea. O tratamento tradicional da leucemia pode incluir quimioterapia, radioterapia e/ou transplante de células-tronco hematopoiéticas. No entanto, esses tratamentos podem envolver o uso de transfusões de sangue, o que pode ser um problema para pacientes que recusam esse tipo de procedimento por motivos religiosos ou pessoais.

      Felizmente, existem opções de tratamento para a leucemia que não envolvem transfusões de sangue. Esses tratamentos podem incluir:
      Terapia com fatores de crescimento: essa terapia envolve a administração de medicamentos que estimulam a produção de células sanguíneas no organismo, ajudando a compensar a perda de células sanguíneas decorrente da leucemia.
      Tratamento com medicamentos sem transfusão de sangue: há uma série de medicamentos que podem ser usados para tratar a leucemia sem a necessidade de transfusões de sangue. Esses medicamentos podem incluir quimioterapia oral, terapias alvo-moleculares e imunoterapia.

      Transfusões autólogas: em algumas situações, os pacientes podem doar seu próprio sangue antes do tratamento para ser transfundido posteriormente, evitando a necessidade de transfusões de sangue de outras pessoas.
      É importante conversar com o médico especialista em oncologia para encontrar o melhor tratamento para o seu caso específico. E, se você tem restrições em relação às transfusões de sangue, é importante comunicar isso claramente à equipe médica para que sejam tomadas as medidas necessárias para respeitar as suas crenças e preferências.

      Para marcar uma consulta por teleconferência com um especialista em urologia pediátrica, você pode entrar em contato com o número (14) 99189-4686 e falar com a Juliana, que pode fornecer mais informações sobre a disponibilidade do médico e os procedimentos necessários para agendar a consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também: